domingo, 18 de setembro de 2011

DIA 04 (21/07/2011 – Quinta-feira) La Paz – Copacabana.


No dia anterior, haviamos já combinado também o passeio para hoje. Eu queria muito escalar os famosos 100 metros mais dificeis de todos subindo no Chacaltaya –  a montanha escalável amadoramente mais alta do mundo. Pagamos 80 bolivianos (o valor do passeio mais a entrega no parque) para visitar esta montanha, e, juntamente, visitaríamos depois o Valle de la Luna.

Cedinho partimos para o parque. O onibus passou nos pegar, e algo que esqueci de mencionar é que La Paz é composta de duas grandes áreas: A parte alta e a baixa. Na realidade, a cidade lembra um morro do rio; cheio de casas mal acabadas e completamente não ordenadas. Mas este aspecto de floresta urbana tem o seu charme.  Como o onibus ia passando pegar a galera, ganhamos um city tour na faixa hehe.





Durante o caminho, fiz amizade com um Portugues gente fina que estava voltando da Isla del Sol. Explicamos a ele que iriamos para lá amanhã e ele nos indicou ficar na parte norte da ilha, uma região bem menos turistica e que fica mais em contato com a população local. Dica anotada, chegamos à base de escalada da montanha, que se localiza à 5300 metros acima do nivel do mar (pensa num lugar alto e frio). Para escalar os 100 metros acima no Chacaltaya traga tudo de frio que você tiver. Eu estava completamente vedado e ainda senti frio! Vai por mim! O vento forte faz a sensação termica cair mais ainda. Acho que estava algo proximo aos 10 graus negativos (detalhe O manezão aqui esqueceu as luvas no albergue e quase que meus dedos ficaram colados pra sempre nas pedras. KKKK)





Depois da escalada pequena, mas monumental, Seguimos para a parte alta da cidade, rumo ao Valle de la Luna. Este vale, nada mais é que um aglomerado de formações rochosas moldada pelo vento, criando crateras e desenhos semelhantes à paisagem lunar. O lance é que é uma coisa totalmente turistica, feita pra arrancar dinheiro do povo, porque em todo o lugar da bolivia você encontra este tipo de formação, mas como o pacote integrava os dois passeios, aproveitamos para conhecer.




Depois de visitar o Valle, partimos muito rápido pegar nossas mochilas porque tinhamos que ir para frente do cemitério, pois é lá que saem as ultimas van com destino à Copacabana. Na verdade, os ônibus turísticos são vetados pelo governo de fazer o trajeto entre as duas cidades na parte da tarde, pois a maré do lago sobe e só é possivel chegar na cidade de Van, que atravessa pela balsa (foi o que me explicaram, mas não consegui entender direito). De qualquer maneira, as ultimas vans saem as 19:00 de La Paz, como não tinhamos mais tempo (Nossa triha Inca estava marcada para o dia 26) partimos no mesmo dia.

O passeio acabou por volta das 17:00, tinhamos que voltar para o hostel, pegar nossas coisas e voar para o cemitério. Pegamos um taxi, com um cara meio mal encarado, que nos levou por um caminho mais rápido, só que ele não contava com algo: GREVE! Em La Paz tem grave todo o dia de sindicados exigindo melhores salários e condições de trabalho. Desta vez eram os mineiros que protestavam. O taxista nos informou que as condições de trabalho deles é desumana e que estas greves são justas. Justas ou não, tinhamos que contornar o transito caótico provocado por eles para chegar a tempo. E CONSEGUIMOS! Pegamos a ultima van e partimos para copacabana. Chegamos por volta das 22:00 (eu achei que ia morrer. O motorista andava muito rápido, fazia curvas mirabolantes). Ficamos no primeiro hostel que encontramos (que por sinal era horrível) e cama!



DICAS & SALDOS:

Valle de la Luna + Chacaltaya – 60 Bolivianos

Van de La Paz para Copacabana – 15 Bolivianos

Hostel – 30 Bolivianos

  • ·         O Valle de la Luna não tem nada demais, nós corremos o risco de perder a ultima van por conta dele. É possível fazer apenas o Chacaltaya e pedir que o Onibus te deixe em alguma região da parte alta da cidade. De lá você pode pegar um taxi e polpar tempo (Se estiver com o roteiro apertado como o meu).

  •  ·         O único lugar que é possivel pegar Vans para ir para Copacabana de tarde é em um ponto em frente ao cemitério. Qualquer taxista sabe aonde é. Se você não pegá-lo terá que ficar mais um dia para sair cedo para Copacabana no outro dia. Com isso, você acaba perdendo o barco da manhã que vai para a ilha do Sol

  •         Pelo nosso roteiro estar apertado demais, não foi possível visitar as ruínas Tiwanako. Os Tiwanakos foram uma civilização bastante antiga que posteriormente foi dominada pelo Incas. Acredita-se que os Inkas, na realidade, são descendentes deste povo. Mas depois farei um post explicando tudo sobre a cultura Inka  sua incrível sociedade beirando a perfeição. O ponto é, O sítio arqueológico Tiwanako em La Paz é imenso e ainda está em expansão. VISITE-O! E O QUANTO ANTES! Não faça que nem eu que até voltei para La Paz mas não tinha mais grana e disposição para fazer o passeio (sadness) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário